A Flávia (uma das primeiras mães blogueiras que conheci), além de estar fazendo uma linda campanha durante a SMAM 2009, arrumou um tempinho e mandou uma dica para nós. Ela fala sobre o recolhimento e descanso necessários para que o corpo da mãe se adapte a essa nova fase de dedicação intensa ao bebê, fundamentais para o sucesso da amamentação. Com a palavra, Flávia:DICA: Quarentena
Sei que é uma palavra um pouco antiquada, mas pode resumir muita coisa que eu acho importante para uma história de amamentação bem sucedida.
Após o nascimento do bebê, o corpo da mãe estará trabalhando constantemente para que tudo volte ao lugar e, somando a esta revolução, está um serzinho de em média 50cm que necessita de cuidados constantes, muito peito, amor e carinho. Resumindo, a mãe se encontra em uma nova dimensão e no primeiro mês de adaptação para a nova família, ela deveria se dedicar exclusivamente a descansar, amamentar, se alimentar com qualidade e, se possível, com comidinhas que favoreçam a lactação, fazer passeios curtos com o bebê e dormir, amamentar, dormir e amamentar.
O recém nascido tem um estômago muito pequeno, necessita mamar quase sempre que esteja acordado, à livre demanda e insistindo e oferecendo o peito se o bebê não mostrar muito interesse (cada vez que o bebê mama, estimula a produção de mais leite).
A mãe necessita descansar, deixar que a cuidem, não se preocupar com absolutamente nada além de cuidar e alimentar o pequeno bebê (por isso a importância da dica da Dani, informação ANTES do parto, e saber a quem recorrer nas dificuldades iniciais da amamentação).
No primeiro mês "todo lo demas" pode esperar. Passada a "quarentena" tudo fica mais fácil, e pouco a pouco a mãe pode ir se reincorporando à vida normal, dependendo da necessidade de cada uma.
Taí minha dica 3 x 1 : Quarentena: Descansar – Alimentação saudável – Amamentar a livre demanda.
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
QUARENTENA
:: DICA DA FLÁVIA, MÃE DO JOÃO (o famoso "Astronauta")
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários - clique aqui para comentar:
Flavia, importantíssimo!! Muito bem lembrado...
Thais, linkei lá no blog! Valeu!
Beijos!
Flá, super importante essa dica, como já te falei por email. Hoje em dia muitas mães meio que "pulam" essa etapa, ou por não quererem ou por não poderem, não terem quem as ajude. Então, é super importante lembrar desse necessário descanso
Obrigadíssima!!!
Roberta, adorei o post que você fez, e obrigada pelo link! Mas os créditos são da Flá!
beijos meninas
Postar um comentário