quarta-feira, 5 de agosto de 2009

MAIS BLOGS NA SMAM 2009


Gente, essa blogosfera materna e mamífera é uma loucura!! Cada dia mais me impressiono, é tanta gente bacana, tantos blogs incríveis que até me perco. E essa Semana Mundial de Amamentação tem me levado a tantos posts interessantes, é meio que um portal sem fim, você entra em um blog, descobre outro e outro e outro... Uma coisa maluca, quase surreal mesmo. Mas tô achando demais, e conforme vou descobrindo, vou postando aqui, porque penso que essa é a idéia das chamadas "blogagens coletivas"... (talvez eu esteja meio deslumbrada, porque é minha primeira vez, mas é bom se deslumbrar de vez em quando, né não?)

Outros lugares por onde andei (além dos que já mencionei AQUI e AQUI), e que quero indicar aqui:

  • Adalene Sales - psicóloga cujo tema de pesquisa é a maternidade e a amamentação, está participando de uma blogagem coletiva durante a SMAM, com posts um pouco mais "técnicos" (não sei se posso chamar assim, mas não encontrei outra palavra melhor...), apresentando resultados de pesquisas, artigos, aspectos fisiológicos da amamentação, vídeos instrutivos etc.
  • Amamentando e alimentando um bebê com alergia alimentar - conheci esse blog hoje, através do Astronauta, e me impressionei muito! A Fernanda, mãe da Clara e da Isabela, está fazendo uma linda blogagem durante a SMAM, publicando "relatos de amamentar" - pequenas histórias de mães que amamentam seus bebês com alergia alimentar. Para mim, foi a descoberta de um novo universo de amamentação, que eu sinceramente não conhecia.
  • Blog da Evellyn - aproveitando a deixa da SMAM, a Evellyn, mãe da pequena Beatriz, escreveu um sincero relato da sua experiência com amamentação.
  • Futuro do Presente - a Ana Cláudia, que tem dois filhos e um enteado, postou um artigo bem interessante que detalha alguns aspectos não tão divulgados sobre o leite artificial, mais conhecido como "fórmula infantil", enquadrando-o como "junk food". Para pensar.
  • Luisa... Marina... Isabela... - a Carla, mãe de três meninas, fez um post curtinho, dedicado a SMAM, mas com fotos incríveis de amamentação que valem bem mais do que mil palavras!
  • Mamíferas - nem preciso dizer que sou fã delas, né? A Tata, a Kathy e a Kalu têm visões diferentes e complementares sobre gravidez, parto, maternidade, amamentação, e o blog delas foi muito importante na minha caminhada rumo a uma maternidade ativa. De certa forma, esse blog existe por causa delas: escrevi um post lá, como mamífera convidada, gostei da coisa e resolvi criar o aprendiz de mãe. Eu tava até estranhando elas não estarem participando da SMAM, mas hoje me deparei com o lindo post da Tata, que fala sobre a entrega que é amamentar um bebê. E até sexta as outras mamíferas postarão sobre o tema da amamentação também.
  • Síndrome de Estocolmo - eu não conhecia esse blog (vergonha!), e percebi que ele é uma referência na blogosfera quando o assunto é amamentação. A Denise Arcoverde, autora do blog e mãe da Bia, foi "a primeira responsável pela coordenação da Semana Mundial da Amamentação no Brasil (em 93!)", ou seja, de uma certa forma ela é meio responsável por isso tudo que têm rolado no país durante as SMAM de lá para cá! E desde 2006 ela vem promovendo blogagens coletivas na Semana, todas com adesão bem bacana! O blog tem postagens excelentes sobre o tema da amamentação, e está promovendo a blogagem coletiva novamente! Ainda dá tempo de participar, passem .

Afe! É tanta coisa... Mas por isso mesmo quis linkar aqui, para podermos ler um por um, com calma, sempre que quisermos. Aproveitemos as leituras!


2 comentários - clique aqui para comentar:

Letícia Volponi disse...

Thais, primeiro obrigada por me linkar no seu blog na SMAM. O seu depoimento e sua foto já estão no ar, ok?
Bjo

Nathalia Pádua disse...

ai é mesmo, é muito bom entrar em outros blogs, descobrir outras blogueiras... eu amo também e acho suepr incrivel !

beijos