segunda-feira, 3 de agosto de 2009

APOIO PROFISSIONAL E EMOCIONAL DURANTE A AMAMENTAÇÃO


:: DICA DA MICHELINY, MÃE DA NINA E DO THEO


A Micheliny, autora do blog Pacha Mama, (que criou o meme de maior sucesso dos últimos tempos! rá!), tem dois filhos e experiências bem diferentes com a amamentação de cada um. Ela passou por algumas dificuldades durante a amamentação de Nina (quase 4 anos), e agora, com o pequeno Theo (4 meses), aproveitou a experiência para não apenas amamentar muito o seu bezerrinho, mas também para compartilhar com outras mulheres os seus aprendizados.
Lá no Pachamama ela conta um pouco mais dessa história, e aqui ela deixou duas dicas para nós: uma sobre a importância do apoio profissional e - PRINCIPALMENTE - emocional DURANTE a amamentação**, e outra sobre aumento da produção de leite. Com a palavra, Micheliny:

Para mulheres que tem problemas com a amamentação acho que a melhor dica é procurar apoio profissional e emocional. Na amamentação de Theo contei com o carinho da minha amiga (e prima do meu marido) Débora, que é fisioterapeuta neonatal. Ela me deu dicas preciosas que eu, apesar de mãe de segunda viagem, não sabia. Coisas simples como posições alternativas, jeito correto de fazer a ordenha manual etc etc. Esse auxílio com certeza foi um dos fatores para que a amamentação de Theo tenha sido mais tranquila que a de Nina, minha primeira filha.


Uma outra dica é a homeopatia. Como minha produção de leite ficava mais escassa à tarde, a pediatra indicou um remédio que estimulava a produção.


* *para mim isso também foi fundamental, tanto que o meu relato para o Astronauta fala justamente disso, quem se interessar passa .

3 comentários - clique aqui para comentar:

BLOG DA GRÁVIDA disse...

Tenho lido muito, me informado muito, vejo vídeos, vou ao curso de Gestantes. Estou me preparando na teoria. Espero lembrar de tudo quando for a hora da prática. Se não conseguir sozinha, vou pedir ajuda SIM, para tentar realizar meu grande sonho de amamentar.

Thaís Rosa disse...

Micheliny, querida: super obrigada por participar e compartilhar sua experiência! Aproveitei para linkar seu relato, que torna sua dica ainda mais valiosa!

Bem bacana seu comentário, "Blog da Grávida"(não sei seu nome... coisas da net, rá!), a idéia é essa mesma, que outras mulheres possam se inspirar nas histórias e dicas que estão sendo publicadas nos blogs maternos durante a SMAM 2009! E ajuda é fundamental para uma amamentação bem sucedida!!

beijos, mulheres!!

Flavia disse...

Boa!
Como falou a Thais no relato, apoio afetivo no cotidiano principalmente nas primeiras semanas é super importante. A teoria é importante, mas na pratica sempre temos uma duvida e outra. é legal saber que temos com quem contar nesse momento de duvidas e incertezas.