sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O MISTÉRIO DA GUITARRA VERDE


Filhote acordou outro dia pê da vida (estávamos dormindo juntinhos na mesma cama). E eu, um olho aberto outro fechado, não conseguia entender o que estava acontecendo; eu tentava falar com ele mas ele estava bravíssimo, esperneando, incomunicável. Até que, com muito custo (e paciência de jó), eu consegui entender uma frase desconexa: "cadê a guitarrinha, cadê a guitarrinha?" Sem entender patavina, arrisquei: "que guitarrinha, filho?" Ao que ele respondeu, aos prantos: "A guitarrinha que eu tava tocando, eu tava tocando ela, cadê!"

Nessa hora, achei que tinha tido uma super sacada, pois lembrei que dois dias atrás ele tinha brincado de "guitarrinha" com uma escova de dentes, antes de dormir, e falei: "Ah, a guitarrinha! Mamãe vai pegar, ela tá no banheiro". E trouxe a escova de dentes toda alegrinha, crente que ia abafar. Mas o neguinho ficou ainda mais puto, começou a estrebuchar, pegou a escova e atirou longe, gritando enlouquecido: "essa não, a guitarrinha verde, a guitarrinha verde do Ben 10!"

Close na cara de tacho da mãe. Hein??? Guitarrinha do Ben 10? "Que guitarrinha do Ben 10, filho, você não tem..." "Aquela, aquela verde, que tava no vidro".

Espirais coloridas psicodélicas entram em cena para a mãe decifrar o mistério da guitarrinha verde no vidro. Túnel do tempo, UM MÊS atrás, fatídica ida ao shopping, dia que entrou pra história como o de nossa primeira "briga" (tô com um post sobre o tal dia no rascunho, não tive coragem de terminar, mas enfim), dia no qual ele viu uma bendita guitarrinha do Ben 10 na vitrine de uma loja. E eu que achei que ele tinha esquecido, e a tal guitarrinha não vem nos atazanar em plena manhã ensolarada?

Percebi que ele falava, emputecido, "cadê a guitarrinha verde? eu estava tocando ela, eu estava tocando ela". E, plin!!! Mãe com sono demora pra cair a ficha... Ele estava SONHANDO com a tal guitarrinha (eu mereço!), e ficou PUTO de acordar e não encontrar a dita cuja do seu lado... Daí vai a mamãe, com toda paciência matinal, cheia de pedagogia de travesseiro, explicar pra ele:

- Filhote, deixa a mamãe te contar uma coisa. (ele berrando, mas me fiz de sonsa) Você estava sonhando... Você sabe o que é um sonho? (nessa hora ele parou, me olhou fixamente, como que tentando perceber se eu tava dando uma de louca ou se era sério. Se convenceu que era sério e prestou atenção. Respondeu que não com a cabeça) Um sonho é uma historinha que a gente inventa na nossa cabeça. Uma historinha que a gente inventa quando está dormindo. E, às vezes, a historinha é tão boa, que parece que aconteceu de verdade, e aí, quando a gente acorda, fica bravo de descobrir que era um sonho... Por isso não tem guitarrinha aqui, entendeu? Ela tava no seu sonho...

E não é que funcionou? Ele olhou pra mim, repetiu a palavra "sonho", se espreguiçou, abriu um sorriso (ufa! é triste constatar que ele herdou meu mau humor matinal, mas, fazer o quê...) e deu um beijo na minha barriga. E o dia começou de novo, beeem melhor.


(no fim do dia, quando o pai voltou de viagem, eles foram tomar banho juntos. Depois, marido veio me contar, maravilhado, como era incrível a transformação do pequeno em apenas alguns dias que ele ficou fora, como a gente não percebe da mesma forma no dia-a-dia, e tal e coisa... Falou sobre "avanços cognitivos" e tudo, gente! E eu lá, intrigada: "mas o que aconteceu, de tão diferente, pra você estar tão maravilhado?" Aí ele contou que, no banho, o Caio veio com essa, todo todo: "Papai, vou te contar uma coisa, você quer saber? Eu tive um sonho, foi uma história na minha cabeça"......... Ele, que não sabia de nada, ficou ainda mais maravilhado quando contei tudo o que tinha acontecido de manhã.)


Agora, pra terminar: PORQUE RAIOS ESSE PENTELHO DO BEN 10 FOI APARECER NA NOSSA VIDA? Alguém pode me explicar? Gente, eu não tenho tv a cabo, não tenho o tal canal onde passa esse desenho, não sei nem o que esse personagem faz - mas tenho a impressão que ele não é dirigido a crianças tão pequenas como o Caio -, COMO FOI QUE MEU FILHO VIDROU NESSE BENDITO? Tá certo que há quase um ano atrás, quando fez aniversário, ele ganhou de um amiguinho uma camiseta do fofitcho, e também umas cuequinhas da vovó, e SÓ. Depois, só pode ser de ver coisas na escolinha - mochilas, sandálias, estojos e o c... a quatro - e pronto, TUDO O QUE ELE VÊ QUE TEM O DITO CUJO - acho que vou fazer que nem o Harry Potter, e parar de pronunciar o nome "dele" aqui em casa - ELE QUER... Mas daí a SONHAR COM A TAL GUITARRINHA... crueldade demais com o inconsciente do moleque, né não, gentes??? E com o consciente da mama que vos fala...................... suspiro e fim.

11 comentários - clique aqui para comentar:

Paloma Varón disse...

E a Ciça ontem lembrou de um brinde que ganhou na festa junina e que nós (maus pais) deixamos numa casa que visitamos (e na qual nunca mais voltamos). Eles têm uma memória... Quanto ao Ben 10, acho que ele é como as princesas e Barbies das meninas, a atual febre. O negócio é não estimular ainda mais, pois, como todo modismo, uma hora passa.
Beijos

Dani Garbellini disse...

Como a escola do Arthur é assim meio alternativa (para ter uma idéia tem boa porcentagem de alunos nascidos de PD), o assédio não é tão grande e ele (ainda) não sabe o que é Ben 10. E por mim seguirá assim.
Mas são tantos personagens! Particularmente eu prefiro uns que outros, então evito, mas não proibo, para não atiçar a curiosidade.
Será que se um dia ele for ganhar um presente e rolar uma guitarra super legal, mas sem Ben 10, ele não fica feliz?
Esse mundo consumista é foda mesmo. Que saco!
Beijo procê, Caio e na barriga (esse menino já tem nome?)
Beijos!

Bia Mello disse...

Os personangens invadem a vida da gente e de repente, pronto: As criancas só pensam neles! Victor adorava o Elmo, sorria quado via o danado na TV. Isso com 11 meses.
Agora apaixonou-se pelos personagens do Toy Story. Faz jogo duro, nao fala quase nada ainda, mas é só ver algum deles que comeca, apontando o dedinho: Ó, ó, ó, ó...rs
Adorei o jeito que vc explicou sobre o sonho! :)
Beijos no lindo!

Liten disse...

Oiee

Vim te convidar para um sorteio chiquérrimo la no
http://vestidoderodar.blogspot.com/2011/02/sorteio-eu-quero-saia-da-sophia.html

Beijos
Talitah Sampaio

Tathyana disse...

Que máximo!!!!Caio é uma figurinha ahahahah. E como aprendem conceitos rápidos né? E ainda explica pro pai, um fofo. E sobre Ben 10 e cia eles invadem sim o imaginário masculino. Acho que nem passa mais desenho do Batman, Super Homem e Homem Aranha, mas os meninos estão lá super vestidos com seus personagens favoritos. E faz parte da fantasia, deixa ele viver esse momento que depois ele parte para outra.

Bjsss.

Ju do Pinguinho da Mamãe disse...

Que fofo!
Passando para dar um oi.
Bjs
Ju

Sarah disse...

Menina que coisa doida!! Se ele ainda assistisse ao desenho... que já vi e também acho que é para crianças maiores. Mas vou te falar, meu sobrinho de 3 anos AMA esse tal Ben 10. E vc acredita que outro dia fui com Bento comprar a grade para a caminha dele e copinhos novos, quando ele viu um prato do Ben 10 e queria porque queria o prato?? E também nunca assistiu ao desenho! Consegui trocar por um com desenho de baleia (e beeeem mais barato por sinal)...
Agora, fiquei boba com ele lembrar da guitarrinha um mês depois!! Mas adorei sua explicação sobre o que é sonho. Posso copiar a explicação quando precisar ensinar o Bento??
beijo!
PS: adorei seu comentário-post lá no blog sobre suas experiências com teatro! Agora que ele gostou, vou levá-lo mais vezes!

Emoção na Superdotação disse...

Querida, muuuuuuuuuuuuito legal a sua explição para ele, adorei, risos.
Mas, esses personagens nos deixam de cabelo em pé. Aqui a bola da vez é o Relâmpago MacQueen (carros) e já tem tudo do tal, toalhar, copo, porta-copo, porta-prato (isso pra estimular a comer melhor, porque sempre foi difícil) carrinhos de vários personagens e como ele agora só quer saber de fazer cabana com meus lençóis tô pensando em comprar a cabana do Carros (é linda, mas vamos ver.
Sobre o Ben10 o Otto tb conhece mas é da creche, ele realmente não é desenho pra idade deles não, tem luta, essas coisas que prefiro deixar off pro Otto.
Mas sim, são esperrrrrrto demais e não esquecem nada. Aff.

Carol disse...

olá! sou nova no mundo dos blogs, ainda não sou mãe, mas estou louca pra engravidar, adoreiiiiiii o seu cantinho aqui! adorei esse seu ultimo post falando da guitarrinha do Ben 10! Fui correndo contar o post pro meu marido, primeiro pq ele (o meu marido rs) adora o Ben 10 rs, e segundo pq explicar para o filho o que é um sonho, é mais um desafio gostoso que vamos passar no futuro, e adoro pensar em tudo que vamos passar de bom qdo chegarmos nessa fase... Parabens pelo segundo filho!!!! E apoio totalmente a campanha de licença paternidade de um mês!!!!!!

Ilana disse...

Que explicação incrível que você deu pro Caio, Thais! Adorei, e vou tentar lembrar pra usar quando chegar minha hora, tá?
O Ben 10, honestamente, eu passo. Ô desenhinho ruim, viu. nunca assisti direito, mas me parece cheio dos maus exemplos.
E sobre os sonhos infantis, Freud já dizia que eram mesmo a realização dos desejos... Não é que ele tinha um pouquinho de razão? Lindo!
Beijos

Anônimo disse...

ah mamae mas ate onde eu sei jaja é niver do caio e ele mais doque tudo merece uma guitarrinha de presente, não precisa ser do ben 10 mas precisa ser uma guitarrinha sim !!! o primeiro sonho que detectamos da maria flor foi com o zumbi o cachorro da minha irmã ... abraços e beijinhos fer