sábado, 5 de setembro de 2009

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL



Tenho que confessar, apesar da vergonha: eu nunca tinha ouvido falar do FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil até outro dia, quando fui contatada para ajudar a divulgá-lo através do blog. Das duas, uma: ou o fato de morar no interiorrrr e estar há um bom tempo (desde a gravidez) sem conseguir ir a Sampa para fazer programinhas culturais está acentuando meu lado provinciano (nããão!!!), ou, como sou mamãe recente, ainda não descobri completamente o universo cultural infantil... Digamos que prefiro esta última opção, e ai de quem discordar! Rá!

De todo modo, foi uma grata surpresa tomar conhecimento desta iniciativa, que existe desde 2003 (gente, está na sétima edição, como eu não conhecia??? afe!). Fiquei muito entusiasmada com a proposta do Festival, até pensei em me mobilizar para tirar proveito dos convites oferecidos para o evento de abertura (que irá acontecer no dia 12/09, no Cinemark Eldorado, em São Paulo), mas motivos de força maior me impedem... Enfim, dores e delícias de morar longe da "cidade grande".

Mas, para quem mora em São Paulo, fica a dica: de 11 a 20/09 o FICI acontece na cidade, com exibições de mais de 50 produções nacionais e internacionais (inéditas e clássicas), nos Cinemark Eldorado e Santa Cruz, a um preço bem camarada. Em paralelo às exibições, o festival também promove oficinas e sessões interativas para os pequenos, homenagens e premiações a realizadores de cinema infantil, além de contar com uma programação especialíssima para escolas e projetos sociais.

Agora, o melhor: não é só em São Paulo que irá rolar o Festival! Ele também acontecerá nas cidades de Brasília (lá começou ontem, e vai até dia 13/09); Campinas (de 11 a 20/09 - quem sabe lá eu consigo ir!!!); Belo Horizonte (18 a 27/09); Rio de Janeiro, Niterói e Recife (de 9 a 18/10); Salvador e Aracaju (de 23/10 a 1/11). Inclusive, no Rio de Janeiro o Festival realizou a primeira edição do "Pensar a Infância - Fórum sobre Políticas, Narrativas e Linguagens do Cinema Infantil no Brasil", uma série de palestras e debates com os principais profissionais da área no país, iniciativa super louvável.

Então, minha gente, taí a dica. Excelente programa para a criançada de todas as idades (alô mamães, papais, vovós, titias, titios, padrinhos, madrinhas...) Além de diversão de qualidade, o Festival oferece um estímulo e tanto para a formação audiovisual dos pequenos (como vínhamos proseando nesse post aqui), e, para nós, uma grande oportunidade de reflexão sobre os caminhos do cinema infantil no país.

Para saber mais sobre o Festival, acesse o site ou o blog do evento, e veja quanta coisa bacana vai rolar.


[Ah! Já ia esquecendo: tem dois super sorteios de convites para a festa de abertura em São Paulo acontecendo nos blogs da Roberta e da Taís, até dia 07/09. Corram lá para participar!!!]


7 comentários - clique aqui para comentar:

Dany disse...

Thaís, minha querida, vc não está sozinha!!! Eu tb não conhecia!!! Como assim, né? rs
E olha que nem sou mãe recente...
Eu não tenho desculpa nenhuma. aff!
Bom, vou lá agorinha no site dar uma olhada!!!
Beijocas!!!

Daniella PSF disse...

mais uma na lista, acabei de conhecer, e fiquei feliz em sabe r que vai rolar em recife. Valeu pela dica. o blog tá lindo..

Unknown disse...

Você costuma levar Caio ao cinema? Arthur foi ao cinema aos 40 dias e aos 11 meses (Cinematerna/Campinas). Mas a única diversão dele foi passar o filme todo correndo para lá e para cá, subindo e descendo toda escadaria do cinema. Como ele (ainda?) não se interessa por tv e depois dessa experiência, nunca mais o levei ao cinema. Será que deveria? Será a falta de costume?
Caio e Arthur tem a mesma idade. Você costuma levá-lo? Como é?
Aliás, também moro no interiorrrrrr, perto de Campinas.
Beijos!

Dani Garbellini disse...

Você costuma levar Caio ao cinema? Arthur foi ao cinema aos 40 dias e aos 11 meses (Cinematerna/Campinas). Mas a única diversão dele foi passar o filme todo correndo para lá e para cá, subindo e descendo toda escadaria do cinema. Como ele (ainda?) não se interessa por tv e depois dessa experiência, nunca mais o levei ao cinema. Será que deveria? Será a falta de costume?
Caio e Arthur tem a mesma idade. Você costuma levá-lo? Como é?
Aliás, também moro no interiorrrrrr, perto de Campinas.
Beijos!

Lia disse...

A programação do FICI está incrível, só que desanimei demais de continuar indo quando assiti a "As Aventuras do Príncipe Achmed" em DVD. Projeção digital já é uó; DVD então nem se fala. Saí da sala com os olhos ardendo (o filme era dos anos 20, com os fotogramas todos pintados à mão, coloridão. Piscava horrores). Ainda não consegui descobrir se eles vão exibir alguma coisa em película...

Unknown disse...

Thaís!!! e ainda no FICI vai passar "DAYANE E ZÉ FIRO" nosso curta saocarlense! Foi procurando informações do festival que eu caí bem aqui! que alegria me deu, ver seu blog! Bom, dia 12 tem Dayane aí também, no Cine São Carlos as 18h. Apareça. E um beijão pra você, pro xuxuzinho e pro Daniel. Marininha.

Vicky disse...

Olá Thaís,
Adorei o teu blog. Achei ele procurando pelo FICI e já li muita coisa.

Queria te dar um selo que ganhei recentemente:

Este blog vale um filme

Você merece!
Beijos,
Vicky