quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SORTEIO + DICAS: PRA QUEM CURTE UM (BOM) SOM COM OS FILHOTES

Caio é um menino musical. Gosta de  instrumentos os mais variados: pandeiro, gaita, flauta, violão, sanfona, tambor... Sim, eu sei, a maioria das crianças adora instrumentos. Mas parece que ele leva jeito pra coisa - e não é (só) papo de mãe babona: mais de um músico, ao vê-lo manusear um pandeiro, ou segurar um violão, já nos disse pra estimulá-lo, que ele "tem futuro". Ele também tem uma memória musical muito boa, decora letras e melodias das músicas rapidamente e gosta de se exibir com elas (mais recentemente ficou meio envergonhado - fases! - mas eu sempre me perguntava de onde vinha esse lado "aparecido" dele, já que eu e o pai somos meio low profile...)

Em casa, por enquanto, estimulamos como podemos: com instrumentos "de verdade" e de brinquedo à disposição, com brincadeiras "de banda" e afins e, principalmente, ouvindo muita música boa. Ainda que de uns tempos pra cá ele ande mais mergulhado no mundo dos super heróis, as brincadeiras e curtições musicais são sucesso garantido por aqui, seja batucando e tocando berimbau com o papai, seja cantando e dançando com a mamãe.

(E Nuno vai na onda! Há poucos dias ele foi introduzido ao pandeiro, e o sucesso foi absoluto!)

Daí que, pra celebrar os 3 anos de blog e as muitas amizades feitas por aqui, teremos um sorteio bem bacana e musical! Serão dois cds de músicos que o Caio adora (e nós também): diversão garantida pra pais e filhos.

Saca só:

BARBATUQUES - cd O SEGUINTE É ESSE

Barbatuques


Vocês conhecem o Barbatuques? E seus filhotes, conhecem?

Eu conheci o Barbatuques muito antes de ter filhos (o grupo já tem 15 anos de estrada) e, de cara, curti demais. Eu nunca tinha visto, nem ouvido nada parecido: como assim, música feita com o corpo? Fiquei realmente impressionada com a sonoridade que eles conseguem produzir a partir de várias partes do corpo, associando vocalizações a palmas, estalos com os dedos, batidas de pés, assobios... Percussão corporal é o nome do barato, e o Barbatuques é referência internacional no assunto.

Os shows do grupo são demais: eu já fui assisti-los quatro vezes, duas com Caio, e ele simplesmente PI-ROU. Porque além da música ser deliciosa, o grupo é extremamente cênico, os movimentos feitos com o corpo pra produzir os sons acontecem em total sintonia com os ritmos e melodias, é contangiante. No primeiro show deles que Caio assistiu, em plena praça pública em Bonito - MS, foi uma loucura: ele não conseguia ficar parado, ficou hipnotizado na frente do palco, dançando, tentando imitar os movimentos do grupo e olhando pra mim empolgado. O segundo foi no Sesc aqui em São Carlos e, com seus amiguinhos, a brincadeira foi ainda maior, porque no momento de interação do grupo com o público (eles sempre envolvem a platéia, é uma delícia) ele já conseguiu participar mais, tentando batucar em seu próprio corpo.

Caio é a prova de que, apesar das músicas e dos shows do grupo não serem voltados especificamente para as crianças, despertam nelas uma identificação imediata. É colocar um cd do grupo e a cria já sai logo dançando e querendo batucar! Nós já tínhamos o cd Corpo do Som (primeiro cd do grupo), e agora adquirimos O seguinte é esse (de 2005), que é o que vamos sortear aqui, e os dois estão nas paradas de sucesso do Caio e da família toda.

O cd O seguinte é esse, segundo o próprio grupo, registra o avanço na pesquisa da percussão corporal e da improvisação do Barbatuques. O resultado é uma combinação de percussão corporal e sonoridades regionais brasileiras (como o coco, por exemplo) a referências musicais variadas, como música eletrônica, percussão africana, hip-hop, flamenco, entre outras. E, o mais espantoso, é que tudo isso é possível explorando ao máximo os "corpos sonoros": além deles, o único instrumento musical utilizado é o  berimbau de boca, que se integra perfeitamente aos arranjos.

 
quem quiser uma palhinha, clique na imagem e ouça/veja uma das nossas preferidas nesse cd
Por fim, olha só que legal: sacando essa afinidade que o som deles produzia nas crianças (e, pelo fato de muitos dos integrantes terem virado pais), o grupo esse ano estreou seu primeiro espetáculo voltado especificamente ao público infantil! Tô doida pra ver com as crianças, torcendo pra eles virem pra cá! O espetáculo é o Tum Pá!, e pelo que fucei na net parece ser delicioso. E, para quem estiver em São Paulo, fica a dica: apresentação do Tum Pá!, dia 19/11, às 12hs, na inauguração do Sesc Santo Amaro. Delícia!



MARGARETH DAREZZO - cd CANTEIRO


Um dia eu entrei numa loja de brinquedos educativos e a música que estava tocando me conquistou: era o cd Canteiro, de Margareth Darezzo, recém-lancado. Pedi para a moça ir colocando outras faixas, peguei o cd nas mãos e não resisti: comprei um para mim (foi um dos primeiros cds do Caio, não lembro se estava grávida ou se com ele recém-nascido) e um para uma amiga grávida.

Desde então o cd vem acompanhando as várias fases do Caio (e agora também do Nuno) e, em cada momento, uma música é a preferida. A bola da vez para o Caio é a "Vida de Bicho", que cantamos infinitas vezes no banho ou no carro. E, para o Nuno, "Pode Relaxar" e "Banho Gostoso" embalam nosso cotidiano. As minhas preferidas desde sempre são "Peteca" e "Cor da Água". O fato é que todas as músicas são deliciosas, e inspiram a brincadeiras com o corpo, com palavras, com instrumentos...

Musicalmente, o cd é uma preciosidade, introduzindo as crianças a sonoridades e instrumentos variados. As 16 composições, criadas ao longo de mais de 20 anos como professora de iniciação musical para crianças, são todas de Margareth Darezzo, mestre em Educação Especial pela UFSCar e especialista em Psicologia Infantil. No cd, elas são apresentadas em arranjos de Pichu Borrelli e com a participação especial de Dominguinhos, Hugo Possolo, Edson Montenegro e outros artistas. Querem ter uma ideia da belezura? Aqui ó.

E esse ano, pra incrementar ainda mais o repertório de músicas e brincadeiras das crianças, a Margareth lançou o livro-brinquedo Canteiro (que também vem com um cd), com belas ilustrações d"criadeira" Roberta Asse e uma proposta bem legal de estimular e interagir com os pequenos. Eu ainda não comprei para os meninos, mas estou namorando: pelo pouco que vi já deu pra sentir que é de altíssimo nível, como o cd. Vale a pena também dar uma olhada na página do livro no site da editora, que tem até um suplemento em pdf preparado pela Margareth, com sugestões de utilização pedagógica do livro e das músicas.


E pra participar do sorteio?


É fácil! Além de curtir música com seus filhotes, basta deixar um comentário nesse post, com nome e email para contato, até dia 20/11. Não precisa ser seguidor do blog, mas se quiser, seja benvindo! Se quiser também compartilhar com a gente, nos comentários, a relação do seu filho com a música, ou como vocês curtem juntos, melhor ainda! 

(E, como eu tô por fora de facebook e twitter, a única forma de participar é aqui mesmo, e cada pessoa tem apenas uma chance. Mas, quem quiser divulgar nas redes, fique à vontade!)

O sorteio será realizado no dia 21/11 (serão dois sorteados, um por cd), e tentarei postar o resultado no dia mesmo, tá?

Então... boa sorte!



49 comentários - clique aqui para comentar:

Anônimo disse...

Adoramos música!
Tássia Botelho
tassiaft@yahoo.com.br

Ana Paula disse...

Adorei o sorteio, queria muito ganhar o primeiro CD!

Ana Paula
apfabretti.ana@gmail.com

Unknown disse...

Opa, que delícia Tha! Não conheço nenhum dos dois trabalhos musicais e fiquei com a maior vontade de ouvir! Quero muito ganhar!!!

Ivana Luckesi
(ivana@luckesi.com.br)

E continue estimulando seus filhos com música, é bom demais!

Bjão!

Anônimo disse...

Adoro barbatuques!! muito bom mesmo
claro que quero participar

Tatiana Monte
tatiana.monte@uol.com.br

Cris disse...

Queria muito ganhar! Minha pequena adora música, de todos os tipos...

Cris
cris.moreira37@gmail.com

Alana Contarato. disse...

que legal! Minha pequena tb é vidrada em música e dança. Fez balé durante dois anos e o pai é baterista... já viu! =*

www.mentirasqueasmaescontam.blogspot.com

Karen disse...

Adoro dicas de música brasileira! Como estou há muito tempo na Alemanha acabo ficando na mesmice das coisas que eu mesma escutava quando era pequena.
Espero ganhar, senao vou ter que encomendar, hahahahah!

Beijo,
Karen
http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/

Priscilla Perlatti disse...

Que legal!
Assistimos a um show do Barbatuques esse ano com as meninas, e é muito bom!
Estamos no sorteio, claro!
priperlatti@gmail.com

Roberta Lippi disse...

Oba, eu quero!! Não conheço esses CDs, mas conheço os grupos. Sou super preocupada em oferecer música boa para as meninas. Beijos
Roberta
www.meuprojetinhodevida.blogspot.com

Má Peters disse...

Amei as dicas de música (ouvi um pouquinho dos dois!!)!

Eu e o Miguel (vai fazer 2 meses domingo) todos os dias dançamos juntinhos aqui na sala de casa, com maor frequencia: A Arca de Noé; Casa de Brinquedos e Canções Curiosas -> cds q eu ouvia qdo era petitica e agora ouço com o Mig!!
Além disso, temos uma Kalimba e eu e meu namorado (papi do Mig) tocavamos pra ele desde a gravidez, hj qdo tocamos ele fica super relaxado!

Voltarei mais vezes aqui no blog,
bjos
Má - recente blogueira!
http://nascendo-uma-mamae.blogspot.com

Dados:
Marcela
m4.p3t3r5@gmai.com

Lia disse...

Eu quero! O meu e-mail você tem!
Teria mil coisas pra falar sobre a relação de Emília com a música, mas ela adoeceu e só passei por aqui rapidinho, porque a noite promete...

Roberta disse...

Ana Beatriz ainda não nasceu ... mas ao ver a mamae lendo esse post ficou toda agitadinha como se estivesse prevendo que vamos ganhar ... ou seja, ensaia os passos pra quando recebermos nosso prêmio ... (vê bem que mãe mais otimista!!!!!)

rrfdm@hotmail.com
Roberta

Paloma Varón disse...

Thaís, a gente PRECISA ganhar este sorteio! São milhões de motivos, mas vou resumir aqui:

- Porque a Ciça AMA música e a Clarice está indo no mesmo caminho.

- Porque a Margareth Darezzo foi professora de música da Ciça em sua primeira escola, em São Paulo;

- Porque no dia 21 a Ciça faz 4 anos e 10 meses (quase 5)!

Beijo grande e dedos cruzados (e batucando também, tá?)

Unknown disse...

Oba!!!
O João não pode ouvir uma música q já inventa uma coreografia... rssr

Paola G. Mastrichi
pa.mastrichi@hotmail.com

Flavia disse...

Adoraria participar, posso?

Aqui em casa o pequeno e totalmente musical também, mas o repertorio brasilis anda meio fraco. Seria tudo de bom renovar um pouquinho.

os 3 anos do blog esse ano passou sem pena nem glória... estou super bloqueada pra voltar a escrever... será que consigo?

Beijo grande queridona


Fla

Paloma Varón disse...

Achei um link lá do blog em que eu falo da Margareth, com link para a tese dela: http://fotocecilia.blogspot.com/2008/08/adaptaes-1.html.
Beijos

Ilana disse...

Que sorteio delicioso, Thais!
Lógico que nós vamos participar. E cruzar os dedos pra ganhar e ouvir juntos essas gostosuras.
ilanasetton@gmail.com
Bjos

Anônimo disse...

Queremos muito ganhar!
Lorena Lima
loris_lima@hotmail.com

Sarah disse...

Que máximo esse sorteio, claro que queremos participar! Vira e mexe conto lá no blog como Bento é musical (aliás, essa semana mesmo postei um vídeo dele cantando, hehe). Temos vários CDs e ele gosta de cantar, de dançar e de batucar!
Não conheço os que vc indicou, mas fiquei mega interessada! Agora te-nho que ganhar, heheh!!
Sarah Moura
maedobento@hotmail.com
bjao!

Ivna Pinna disse...

Ah quero participar tbm! Aqui cantamos to-dos os dias, das mais variadas músicas! Nós amamos tbm! E instrumentos musicais de verdade (violão, cavaquinho, flauta, teclado..) e de brincadeira estão aqui pra serem aproveitados tbm!

Ivna Pinna
ivnakellyc@hotmail.com

Beijão

Luana Honório Ferreira disse...

Amei! adorei a musica! não conhecia!

Quero muito esse presentão, rs

Luana Honorio Ferreira
lulu13.30@gmail.com

bjs

Roteiro Baby disse...

Eu quero participar!
Iza Garcia
iza.garcia@terra.com.br

Unknown disse...

Oi Thais,

Quero particiar!

Minha Beatriz, com quase 3 anos, também adora música!

Não sei se já conhece, mas tem um grupo mineiro, já falei lá no blog algumas vezes, chamado Éramos três. O cd deles é tão bom, mas tão bom, que até ganharam o prêmio da música brasileira esse ano!

Fomos no show deles semana passada aqui em BH e é mesmo sensacional!

Fica a dica!

Unknown disse...

Só faltou o e-mail, né :-)
igorleal@gmail.com

Ananda Etges disse...

Oi Thaís,

Não conheço os artistas, mas fiquei bem curiosa, parece ser bem interessante! Queremos mto ganhar!

Ananda Etges
nandaetges@hotmail.com

Beijos!

Anônimo disse...

Thaís, adorei conhecer os Cds! Meu Vinícius está quase completando 6 meses e curte música desde a barriga da mamãe. Ficaremos esperando o sorteio de dedinhos cruzados!! Beijo grande!

Alexandra Mellies
a_mellies@hotmail.com

Anônimo disse...

minha filha adora musica, queremos mto ganhar.
bjos
Jacqueline
jacque.decker@hotmail.com

Gabriela Grossi disse...

Oi Thais! O Tomás também adora música! Não pode ver o João com o violão que fica alucinado!
Tudo bem que qualquer bebê de 10 meses ficaria alucinado com um violão em tamanho real, né!:-)
Mas a verdade é que ele curti mesmo. Então vamos participar!
Beijo
Gabi
gabriela.grossi@gmail.com

Ana Flavia disse...

puxa q legal! o meu pequenininho so foi deslanchar a falar com ajuda de música... a gente ouve muita galinha pintadinha, mas tambem rock e mpb. Ele adora!!

Ana Flavia disse...

claro o email :)
afassis@gmail.com

Anônimo disse...

Oi!! Conheci há pouco tempo seu blog, tô adorando...Parabéns!! Tenho um pequeno de 1 ano e 6 meses que é muito musical, puxou ao pai!!! Que dica maravilhosa vc deu, adoraríamos ganhar esse sorteio!!!
Ana Carolina
(anacarolbeltrao@hotmail.com)

Dani Garbellini disse...

Thaís, a gente também quer ganhar.
:)

Porque Arthur gosta de música, mas não demonstra que vai virar músico um dia. Mas a gente quer garantir ao menos que seja um bom apreciador. E sempre numa torcidinha que seu dom musical floresça (e nesse ponto acho que estou deixando a desejar...)

Você tem meu e-mail.

Adorei a promoção!

Beijos!

Magaly disse...

Oi, Tha!
Nós queremos!!
Eu comentei com vc que fomos ao Tum Pá, no Tuca Arena, em julho? O Miguel amou, batia palmas, dava risada! Estava com 10 meses. Ele gostou mais que a Cata.
E, no aniversário deles, ganhamos o livro-brinquedo da Margareth. É lindo, lindo! Já tínhamos o CD Canteiro (ganhamos da sua mãe, qdo a Cata nasceu, não me esqueço!), que ouvimos até cansar. Mas, o livro/CD tem outras músicas diferentes. É uma delícia!
Nunca participei de nenhum sorteio de blog... será que vou dar sorte de principiante? Tomara!
Beijão!
Magá, Catarina e Miguel

magamarques@hotmail.com

http://gi-meumundovcquemfaz.blogspot.com/ disse...

Giselle M santos
email:giromendonca@yahoo.com.br

SILVIA ROSA disse...

Óia eu aqui!!!! Quero qq um!!!! rs
Beijo
Sir
silviarosa@yahoo.com

A Doceria da Tathy disse...

Ahhh eu quero participar. RAFAEL ama música e nós tmb.

Bjs

tathyanam@hotmail.com

Patrícia Boudakian disse...

quero, quero e quero. adoramos que estendeu o prazo porque só consegui chegar agora. ufa, deu tempo. eba, eba, eba, domingo pé de cachimbo, seu lindo!

a relação da pequena com música vem desde a barriga. vou fazer um post sobre isso.

(sobre o post acima, alice, no alto de seus 8 meses não tem nenhum dente, acredita? mas come super bem e adora carninhas e coisinhas sólidas em suas papinhas. ela mastiga com a gengiva - FOFA!)

patricia.boudakian@gmail.com

beijo, beijo!

Pati Alves disse...

Oi, ainda bem q vc deu uma chance e vou conseguir participar. meu pequeno adooora música, eu me surpreendi outro dia com ele cantando uma música que eu cantava para ele nos primeiros meses de vida, depois sei lá porque nunca mais cantei, ele está com dois anos deitou-se e começou a cantar a musiquinha, fiquei boba.

Bjs, parabéns pelo niver do blog, pelos 6 meses de Nuno e pelos progressos de Caio.
Obrigada pela chance.

Patricia Alves dos Santos
alves_pati@yahoo.com.br

Dani Kage disse...

Ainda dá tempo? ^^

Dani Kage
danykage@hotmail.com

Anônimo disse...

Patrícia Munhoz
patriciamarvic@gmail.com

Izabel disse...

Fiquei curiosa para conhecer, tomara que eu ganhe!!
Beijinhos
Izabel
izabicalho@yahoo.com.br

Claudia disse...

Eu também quero!!
Eu e a Júlia curtimos muito cantar juntas. Ela adora o Palavra Cantada, quem canta seus males espanta... e eu sempre introduzo umas outras coisas, como Adriana Calcanhoto, Marisa Monte, Lulu Santos.. hahaha.
bjos
http://vidadajulia.blogspot.com
claudiabosa@hotmail.com

Mariana disse...

Em casa, nós adoramo música! Então, quero mto ganhar esse sorteio!
melbelloni@yahoo.com.br

Anônimo disse...

chegando atrasada, mas animada...
eu quero muito!!!

anacampos.novo@hotmail.com

Angi disse...

Oiii
ADOREI!
Amamos música, instrumentos musicais, todas as rotinas do dia são cantadas, o papá, o banho, trocar a fralda, muitas das vezes, nós mesmos inventamos!rs
Adorei os cd´s, e estou na torcida!
Angela Simon
angi_simon@hotmail.com
beijo

Angi disse...

E bora chamar as amigas do face!
=)
beijos
Angi

Luciana - Descobertas disse...

Opa!!! Cheguei no quase no final do 2º tempo então vamos lá!!!

Aqui em casa gostamos muito de música!! Pedro já tem até aguns instrumentos. O pai toca violão para ele sempre e adora!!!

Vamos participar!!!

luciana descobertas
ludriti@gmail.com

Bjs

Ana disse...

Nossa eu quero participar. Meu filho ama música, faz aulinha de musicalização de bebês desde os 7 meses e hoje com 2 anos sabe nome de alguns instrumentos e toca tão direitinho os preferidos que dá gosto de ouvir! E hoje é dia do músico né, e quem nesse mundo vive sem a música? Já anotei as dicas de cds pq quero olhar pra comprar! Visito sempre o blog , mas grávida e com filho pequeno e casa pra cuidar nunca dá muito tempod e comentar! Bjos

Ana disse...

Me empolguei tanto no cometário que esqueci de colocar o e-mail. Considera lá por favor: nininhanunes@gmail.com