sexta-feira, 29 de julho de 2011

A PRIMEIRA VIAGEM E OS DIÁLOGOS INTERNOS


Nessas férias, fizemos nossa primeira viagem a 4. A primeira viagem do Nuno! (sem contar a primeira ida pra casa da vó, que mora numa cidade bem pertinho daqui). Com Caio, fizemos nossa primeira viagem pra valer quando ele estava perto de completar 4 meses, quando fomos pra Bonito - MS (quase 14 hs de viagem!! mas foi uma delícia e já voltamos muitas vezes). Mas Nuno ainda não tinha nem 2 meses...

Mesmo assim, me enchi de coragem e topei irmos pra praia! Afinal, Caio estava de férias, marido conseguiu tirar uns dias também e, se ficássemos por aqui, sei bem que ele não iria se desvencilhar do trabalho (vida de autônomo, minha gente...).

De cara, adorei a ideia: seria bom passear, respirar novos ares, curtir um passeio em família. Além do mais, iríamos pro Guarujá, e não pra Ilha Grande (infelizmente... hehe), ou seja, teríamos infra à disposição. Mas depois, caí na real: praia com um bebê de menos de 2 meses? praia com uma pança mole dessas? e se fizer frio? e se chover? nós 4 sozinhos num apartamentozinho? E assim começaram meus diálogos internos, já antes de sairmos de São Carlos.

Decidida pela viagem, a primeira providência: comprar um maiô (porque biquíni não tô podendo....)! Rá! Segunda providência: listar TU-DO que eu poderia precisar na viagem com um bebê, pra não ficar na mão por lá. Terceira providência: pesquisar sobre passeios alternativos no Guarujá pra fazer com um menininho de 3 anos caso não desse pra pegar praia (afinal, estamos no inverno...). 

Demos sorte. O tempo ajudou e conseguimos pegar praia todos os dias. No primeiro dia, eu me senti um tanto estranha: estando lá, pé na areia, o diálogo interno só aumentou... De um lado, a "mãe descolada", se achando o máximo por ter conseguido içar âncora e viajar com um bebê a tiracolo. De outro, a "mãe noiada", se achando uma alucinada de levar um bebê tão pequeno pra praia, cheia de areia, de germes, com sol, com vento... Achava que todos estavam me olhando e comentando: "aquela doida, com um bebezinho desses na praia!" Rá!


Os dias foram passando e os diálogos internos prosseguiam. "Ai, que delícia estar na praia, amamentando meu filhote", pensava a mãe descolada. "Nossa, como vou dar de mamar com esse maiô molhado e o peito salgado?", atravessava a mãe noiada. "Hum, que brisa gostosa pra passear e levar o Caio pra andar de motoca", pensava uma. "Ai, será que não tá frio demais pra sair com um bebezico desses", cutucava a outra. 

 
só ele correu, viu, gente! que eu não queria assustar os banhistas...

Mas, no fim, a mãe descolada venceu. Os dias foram ótimos, todos nos divertimos muito, Caio pirou no mar, na areia, vendo a lua cheia, passeando de noite na beira da praia... Eu e Dani conseguimos relaxar mesmo com os dois pequenos... E Nuno ficou totalmente sossegado, nos acompanhando em tudo, e até teve sua primeira noite inteirinha de sono (a única, mas tá valendo!). Sucesso total. A "mãe descolada" até convenceu o maridão de que nos saímos muito bem em nossa primeira viagem como pais de dois (e ainda mais com um bebezinho): a logística funcionou perfeitamente, não faltou nada, não tivemos imprevistos e só aproveitamos. 

todo dia, depois da praia, a soneca no sofá...

Foi tudo tão bom, que resolvi prolongar as férias do Caio. Ele falava assim: "minhas férias de viagem vão acabar, mas agora vêm as férias de casa, né?" E aqui estamos, curtindo os últimos dias de "férias de casa". Essas também merecem registro e, se der, conto num outro post...

Mas, e vocês, já viajaram com bebê pequeno? Como foi? Dicas??


21 comentários - clique aqui para comentar:

Fabi Alvim disse...

Hum... que delícia deve ter sido!!!

Priscilla Perlatti disse...

Ain, que orgulho mesmo! Ídala total!!
Eu tava aqui lendo o post e torcendo pra mãe descolex vencer! Que delícia de viagem! Me vi em cada um dos comentários das suas vozes internas.
Minha primeira viagem como mãe de duas foi pertinho, pra Campinas. Lia com 15 dias, fui passear na pracinha, a senhorinha enfiou a cabeça dentro do carrinho e exclamou: noooooosa, o que um bebê recém nascido tá fazendo aqui!? Tomando sol, minha senhora... (não falei, mas pensei.)

Bjo grande
Pri

Ps. Quero tanto ir aí ver vcs! Vou agitar algo pros próximos meses.

gabriela disse...

ainda não viagei com meu pequeno. aliás, mal saímos de casa, pq ele ainda tem 48 dias, mas morro de vontade. assim que der, o farei.

bjbjbj

http://maeporacaso.spaceblog.com.br/

Dani Garbellini disse...

Ai que orgulho de você!!!!!

Acho que vou fazer um caderninho com todos os seus posts para reler quando chegar a minha vez.

Mas me conhecendo, meu problema nem seria a mãe noiada x mãe descolada, mas o conjunto pais estressados que formamos aqui em casa. hahaha

Ah! Que delícia o vídeo do Caio e as fotos do Nuno! Fofíssimos!

Beijos!

Tathyana disse...

Muitos vivas para a mãe descola que venceu no final!!! Te admiro pacas, sabia? Bjssssssssss

Nine disse...

Oi Thais! Que delícia de passeio, em? E esse inverno daí que dá até praia? Que invejaaaa!

Eu viajei com a Ísis para a casa dos meus pais e sogros (4 horas de viagem) quando ela tinha 45 dias...me arrependi, não pela viagem em si, mas proque todo mundo ficava mexendo nela o tempo toda e a coitadinha estranhou um bocado! Chorava desconsolada e até resolvemos voltar antes do previsto!

Desta vez prefiro fazer uma viagem assim como messa de vcs...só nós, com calma...acho que teremos mais sucesso e bem menos trauma!

Beijos,
Nine

Ilana disse...

Que delícia Thais!
Eu viajei com o Rapha a primeira vez qdo ele tinha 4 meses, loooonge de ser descolada como vc. Mas sei que com segundo filho é tudo diferente, e não dá pra deixar o mais velho na mão, né?
Beijos

Ananda Etges disse...

Eu tô louca para sair com o Vítor pela primeira vez, já até pensei em um lugar na serra. Porém, aqui no Sul julho é o pior mês em relação ao frio. Então vamos esperar agosto e programar nossa saída.

E como o Nuno tá grande, hein Thaís? E o Caio um fofo, como sempre ;)

Beijos, Ananda.

http://projetodemae.wordpress.com

Cynthia Santos disse...

Ai, só tive coragem de viajar com Arthur quando ele tinha uns 10 meses, viagem curta, de 2h - mãe noiada e estressada...eheheh hj eu já arriscaria uma viagem mais longa, quem sabe?

Fer e Flor disse...

eu estava no guaruja nessa mesma lua cheia , mas nao tive dias tão bons assim , infelizmente que bom pra vcs, abracos e ebijjinhos fe e flor

Carol disse...

Eu também viajei com o Henri para a praia quando ele tinha acabado de completar 2 meses ( e foi para o Guarujá também). Senti as mesmas coisas que vc - ficava me achando a louca, corajosa, desnaturada e cuca fresca ao mesmo tempo - . No balanço, não sei se por ser meu primeiro filho, achei que foi um pouco demais para ele. Parece que ele sentiu muito a mudança de ares e ambiente, ficou meio irritadiço, sei lá. E eu também não consegui aproveitar muito (ficava pensando que estava abusando do filhote, não entrava no mar pois não queria estar com o peito salgado e com areia quando ele quisesse mamar, enfim), acho que prevaleceu a mãe noiada. Que bom que vcs curtiram muito. O que importa é sentirmos que nosso(s) filhote(s) está(ão) bem.

Carol (Roda de Mães)

Mariana - viciados em colo disse...

thais,
vim agradecer pelo carinhoso comentário e retribuir a visitinha. confesso que sempre te vejo na "pracinha" e sempre tive vontade de te conhecer, de me apresentar... a gente vai deixando para depois, por N motivo irrelevantes. Pois hoje cheguei, dei uma olhada geral e coloquei seu blog na minha listinha. Espero ter tempo para futucar mais e te conhecer melhor.
um abraço!

Unknown disse...

Thais, mãe descolada que é bom! Até o bebê fica melhor!! Já viajei com meus filhos quando bem pequenos e tudo sempre correu bem. João, que hoje está com 1 ano e 10 meses, tomou banho de mar com três meses, com o aval da pediatra, e não tive um pingo de medo de colocá-lo no mar. Ele amou, vc acredita???? Chorou quando o tirei da água!

Viajar é muito bom e, mesmo com bebê, sempre vale a pena.

Bjos!

Avassaladora disse...

Viajei com o Gui aos 6 meses, fomos para a Bahia e depois fui sozinha com ele pra casa do meu pai em Santos, foi tudo ótimo! Já a Ciça viajou aos 4 meses para o Rio, mas ficou doente e com isso complicou nosso passeio !

Dora t-shirt disse...

Que delícia seu blog,precisa ter coragem para viagens..rsrs
Adorei
Fer

http://eutamanhofamilia.blogspot.com/

Rafaella disse...

Eu ja levei meu filho de 2 meses a praia... rs... claro que foi mais facil pq eu so tinha ele....
Mas repito não haha...
Não pela praia em si pq foi otima, mas pela rotina alterada, ficou muito cansativo pra mim...
( Digo que não vou hj, mas não duvido que se eu tiver com outro pequenino em tempo de praia, la estou eu dentro do carro a caminho dela rs)
Noa precismaos desse descanso tambem ne, ferias e tão bom :)
Que bom que vcs quatro curtiram...
bjãoo

Na Net Com Mamãe disse...

Viajar??? Esse é o verbo preferido do meu pequeno... desde os 2 meses que viaja (sem falar das viagens ainda na barriga). Essa com 2 meses foi de carro, um pouquinho mais de 1000km, pra passar o Natal com os avós. Foi bom. Ele dormia enquanto o carro corria. Quando paravamos, ele abria os olhos como quem perguntasse: o q aconteceu??? rs
Mas é isso, vcs estão mais do q certos, viajar é muito bom, mostra novas experiências e um mundo diferente pros nossos pequenos e pra nós ainda mais, já que levamos esse "bônus" no aprendizado. Bjus.

Flávia Brito disse...

Oiiiiii... olha, acabo de descobrir seu blog e já amei!!! Muito do que vc relata aqui tem a ver comigo. Sobre todos ficarem olhando vc na praia com um bbzinho, é verdade!!! Criticam mesmo, já sofri muito preconceito por isso, a família me achava uma louca, mas a mãe é vc e sem dúvida um solzinho na manhãzinha da praia nunca fez mal a ninguém. O sol é vida!!! Bjo grande

www.maeconsciencia.blogspot.com

Katarina disse...

Thaís, tenho certeza que fizeram certo de ir para a praia!! Aqui em casa não teve clima de férias... Meu marido não tirou 1 dia sequer mas eu toparia sim sim sim!
Só o maiô eu tb teria que providenciar... hehe
beijos!

Marusia disse...

Mãe Descolada 10 x 0 Mãe Noiada!!! Muito legal seu post!
Beijo,
Marusia

Dani Rabelo disse...

OI Thais!

HOje eu estou lendo todos os seus posts, menina! Adorei o blog, adorei!

Comecei nos posts de quando vc ainda estava grávida, o Caio menorzinho e agora, em questão de umas 3h ele já é o perfeito irmão mais velho, filho mais velho, o companheiro, amigo, amado e querido... qu elindo o Caio e que fofo o Nuno! Aposto que ele curtiu muito a viagem!

A (minha) Laura está com 11 meses e estou planejando uma longa viagem (de avião + carro) para a ilha de maragogi, espero que ela não estranhe. Até lá ela estará com 1 ano e 1 mês, mas vamos ver... estou na torcida para que ela se comporte e não tenha nada de mais. Que adore a praia e o paraíso em que estaremos, se Deus quiser. Mas a mãe noiada está tomando conta de mim!!!!

Beijos e parabéns, sua família é linda!

Vou continuar lendo os posts... hohohoho