sábado, 23 de julho de 2011

INFINITO ENQUANTO DURE

Depois de mais um dia em tripla jornada sozinha com os pequenos, à noite eu estava um bagaço. Tudo me irritava, estava sem paciência, já fazendo tudo no automático. De repente me vi forçando a barra pro Caio comer, toda carrasca, e caí em mim. Disse a ele: ai filho, me desculpa, a mamãe tá muito cansada, e aí ela fica muito chata! 

A resposta do pequeno não poderia ser mais encantadora: Não, mamãe, você não é chata não!  E, pra completar, ele pegou carinhosamente minha mão.

Depois disso, ele parou de dar trabalho pra jantar, continuou comendo de mão dada comigo, ganhou as bolachinhas que tanto queria (fizemos juntos!) e falou: mamãe, tô com sono, vou deitar. (oi?)

E foi mesmo. Eu disse a ele que ia terminar de jantar e depois ia lá no quarto, e quando cheguei ele já estava capotado (de roupa e sem escovar os dentes, mas tá valendo).

Até chorei (pra variar). E lembrei que não dá pra subestimar esses pequenos: ao invés de prosseguir no automático e o caos e o cansaço tornarem-se cada vez maiores, ter sido sincera e mostrado a eles meus sentimentos (mesmo os menos nobres) fez tudo voltar pros eixos... Ele jantou, eu consegui jantar, ele dormiu, Nuno parou de chorar... E eu corri aqui pra registar! (porque vai chegar um tempo, sei que não vai demorar muito, em que vou ouvir muitos "ai mãe, como você é chata!"...)

14 comentários - clique aqui para comentar:

Pérola disse...

Lindo, lindo, lindo!!!

Priscilla Perlatti disse...

Né não, Thaís! Eles crescem e cada vez mais vão ficando super companheiros, continuam pegando na nossa mão e falando: mamãe, eu te amo. A resposta deles à nossa sinceridade é uma grande lição!
Lindo!
Bjo
Priscilla

Unknown disse...

Ô Thaís, que coisa linda...Eu acho fundamental essa sinceridade, mostrar ao filho o verdadeiro sentimento que está dentro da gente, com certeza esconder é muito pior. Dizer a verdade dá segurança e reforça a relação de confiança entre mãe e filho. Isso é simples e representa muito.

Obrigada pelo carinho lá no blog, viu? E uma semana maravilhosa pra vocês!

Val disse...

Oi Thaís,
A gente, por vezes, subestimas nossos pequenos e eles nos surpreendem, na maioria das vezes.
Acho fundamental falar a verdade dos nossos sentimentos, e é isso que falo para o meu pequeno. Outro dia, quando eu brigava com ele, ele disse: "se lembra aquele dia que você chorou por causa de mim? você vai chorar de novo?". E eu tinha chorado de exaustão mesmo. Mas ele entendeu que ia acontecer novamente, e fez as pazes comigo antes. E ele só tem 4 anos. São fantásticas as nossas crianças.
Bjo.

PS: Estou sempre lendo vc, embora não comente todos.

Nine disse...

Oi Thais! Eu tb gosto muito dessa sinceridade com as crianças! Por vezes carrego aquele estigma de que ela é pequena, não vai entender e tal, mas quando lembro, respiro, lembro que ela é criança mas tem uma capacidade de entedimento enorme e me explico.

Quando fiquei em casa umas semanas atrás, estava bem mal, e apesar de estar em casa não poderia brincar como a Ísis. Expliquei e ela entendeu (levou 3 dias) e os dias seguintes ela brincou calma do meu lado, me fez carinho e ainda me dizia que eu já ia "merorar".

Caio é um fofo!
Beijos,
Nine

Anônimo disse...

É tão ruim qdo perdemos o jeito com os pequenos, né? Ainda bem q eles nos entendem... E continuam nos amando!
Jokas da Mi (diiirce.wordpress.com)

Marusia disse...

Oi, Thaís!
Indico um selo para você! Seu blog me ensina muito: http://maeperfeita.wordpress.com/selos/
Beijos,
Marusia

Paloma Varón disse...

Que demais, Thaís. Quando eles se sintonizam com a gente (e a gente com eles), nos ajudam nas nossas fraquezas, é bem assim mesmo.
Beijos

Isis disse...

Ah, que lindo Thais!!!!!!!
Nessas horas é que á pra ver o quão sábia é a natureza. Nossos pequenos fazem coisas que realmente quebram todo nosso cansaço e fazem com que nossa força dobre a cada dia!!! Lindo.


Beijos

Isis e Amelie

Avassaladora disse...

É tem hora que a rotina toma conta, a gente cansa tanto que stressa... e esses mocinhos e mocinhas lindos entendem isso tão bem...

Dani Garbellini disse...

Tem dias que a gente precisa de colo. E os espertinhos dos filhotes perceberem é bom demais, né?

Beijinho, querida!

Fabi Alvim disse...

Ah... eu já ouço que sou chata... mas nos momentos em que não saí do automático. Minha linda é sempre carinhosa quando eu mostro que não aguento mais... sem gritar!rsrs

MENINA&MENINAS disse...

Olá Thais, parabéns pelo blog!
Somos uma marca de moda gestante e casual e estamos promovendo um SUPER SORTEIO de aniversário em nosso blog! Gostaríamos de convidá-la para participar, o link de acesso é: http://lojameninaemeninas.blogspot.com/2011/07/sorteio-de-aniversario.html
Também temos nossa loja virtual e parcelamos tudo em até 12 vezes SEM JUROS!
Bjos

Cynthia Santos disse...

Um bálsamo na hora certa....esses pequenos têm uma sensibilidade que chega a ser assustadora, né?