domingo, 17 de maio de 2009

CINEMATERNA NO INTERIOR!



No final de semana passado fomos a Campinas, passar o dia das mães com minha sogra. E, folheando inocentemente o jornal de lá, qual não foi a minha surpresa ao encontrar uma matéria grande e bem bacana dedicada ao CineMaterna! Ao ler a matéria, outra surpresa: o projeto vai começar a acontecer em Campinas!

Fiquei muito feliz, pois já conhecia a idéia através das listas de discussão e de alguns blogs que acompanho, e sempre achei o máximo. Para quem nunca ouviu falar, CineMaterna são sessões de cinema para mães (pais e acompanhantes) com seus bebês de até 18 meses, seguidas de animados bate-papos em cafés próximos aos cinemas. As sessões têm som reduzido, trocadores na sala, luzes um pouco acesas, ar condicionado fraco e tapete de atividades em frente à tela. Os filmes são escolhidos pelo público através de enquete no site.

O mais interessante é que a proposta - que no ano passado virou uma associação sem fins lucrativos - surgiu da idéia de uma mãe de primeira viagem que, como boa cinéfila, sentia muita falta de ir ao cinema após o nascimento de seu primeiro filho. Articulando-se com outras mães através da net, a primeira sessão do CineMaterna aconteceu, há pouco mais de um ano, em São Paulo, como um programa alernativo que reuniu cerca de 10 mães com seus bebês entre 20 dias e 4 meses de idade. Desde então, muitas mães, pais e bebês aderiram a proposta, que conquistou parceiros e se expandiu para o Rio de Janeiro e agora para Campinas, promovendo sessões regulares nas três cidades.

As sessões do CineMaterna acontecem em São Paulo semanalmente no Espaço Unibanco Augusta (às terças-feiras), e quinzenalmente no Cinemark Market Place (quinta-feiras) e no Frei Caneca Unibanco Arteplex (sábados). No Rio de Janeiro, acontecem sempre às quintas-feiras, no Unibanco Arteplex Botafogo. E na mais nova cidade do projeto, Campinas, as sessões são quinzenais (às terças-feiras) no Cinemark Iguatemi.

Eu nunca fui, mas sempre tive vontade de ir, pois adoro cinema e só consegui voltar a ir recentemente, quase um ano depois do nascimento do Caio. Nos seus primeiros meses de vida, fomos ao teatro com ele no sling, foi super tranquilo e uma delícia sair um pouco da imersão mãe-bebê que vivi (e curti!) nesse período. Sempre ficava pensando que esse projeto podia vir para o interior, por isso minha alegria, que compartilho aqui com vocês. Quem sabe agora não fica mais fácil acontecer também no interior do interior... rá!

Para saber mais sobre o CineMaterna:
www.cinematerna.org.br
cinematerna.blogspot.com

Reportagem interessante, com depoimentos:
revistacrescer.globo.com

Projeto semelhante no México (o primeiro que conheci, antes de saber do CineMaterna):
www.desabafodemae.com.br
www.cinemex.com.mx

Projeto semelhante em Salvador:
www.cininar.blogspot.com
naubrincandodeblog.blogspot.com


Imagens: www.cinematerna.org.br

2 comentários - clique aqui para comentar:

Flavia disse...

Thais,

me manda teu e-mail pra eu te responder as perguntinhas... se não vou ficar conhecida como a chata dos comentários gigantescos.. risos.

meu e-mail: flaviaflow@gmail.com

Adriana ,Sofya e Emanuelle disse...

Te achei no blog da Vânia!

Bjs