quinta-feira, 23 de julho de 2009

BLOGAGEM COLETIVA: AMAMENTAÇÃO



De 01 a 07 de agosto deste ano acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno, um momento intensivo de reflexões, atividades, trocas de informações, campanhas, enfim, uma espécie de mutirão internacional em torno do tema da amamentação.

A Flávia, blogueira querida e antenada, está propondo uma "blogagem coletiva" nesta semana (vai ser minha primeira vez!), uma "mini-campanha", como ela mesma chamou, para que possamos dar nossa contribuição a este movimento internacional de apoio ao aleitamento materno: a proposta é trocarmos experiências (bem sucedidas ou não) de amamentação e publicá-las em nossos blogs, de forma a fazer circular nessa incrível rede de mães da blogosfera histórias reais, informações concretas sobre a diversidade de maneiras como a amamentação pode se dar, sem julgamentos e pré-conceitos.

Como ela já propôs lá no Astronauta fazer um "compilatório de histórias de amamentação" ao longo da semana, podemos todas enviar nossas histórias para ela, e também publicar em nossos respectivos blogs. Além disso, eu pensei em fazer aqui no Aprendiz de Mãe uma semana de dicas das leitoras sobre amamentação, publicando uma dica (ou mais!) por dia: pensando nas grávidas e mamães recentes, que possam estar enfrentando medos, ansiedades e dúvidas sobre a amamentação, o que de mais essencial você extrairia para dizer a elas? E, como a Flávia falou tão bem, não precisam ser apenas dicas de coisas que deram certo, mas também sobre como lidar com eventuais dificuldades que você possa ter enfrentado...

Mas isso só vai funcionar se vocês toparem participar! Então, quem puder e quiser colaborar, deixe um comentário nesse post, para eu ter uma idéia de quantas dicas teremos para a semana, pense com carinho numa dica e envie para o email aprendizdemae@gmail.com. Além disso, vamos preparar relatos bem bacanas dos nossos processos de amamentação e encaminhar para a Flávia, através do email joaoastronauta@gmail.com. (Flá e quem mais topar participar, uma idéia: os relatos e as dicas podiam ir acompanhados de fotos bem bonitinhas dos pequenos grudadinhos nos nossos peitones! Que tal?)

Outras mamis blogueiras que aderirem à campanha em seus blogs, avisem aqui para eu poder divulgar - e participar - também!

[A Letícia já aderiu, ela também estará publicando histórias de amamentação durante a semana, é só enviar para ela: peloscotovelosecotovelinhos@gmail.com. A Pérola também já está participando da campanha, quem tiver uma história de superação de dificuldades com amamentação que quiser compartilhar, é só deixar um comentário . O blog da Materna Japão está recebendo fotos para montar um slideshow que será divulgado durante a Semana - e depois terá o sorteio de um prêmio: maternajapao@gmail.com]

Combinado, gente? Conto com as dicas de vocês para essa blogagem coletiva dar certo! E obrigada desde já!!!

19 comentários - clique aqui para comentar:

Letícia Volponi disse...

Thais, eu também aderi e já coloquei no ar no Pelos Cotovelos e Cotovelinhos. Hoje ganhei até um twitter do www.bebe.com.br da abril indicando nossa campanha.
Passa lá para conferir, atualizei o post e inclui você também...

Pérola disse...

Thaís,
Vou levar a blogagem para o Mamãe Antenada e conte comigo para deixar uma dica...
Beijoca!

Dany disse...

Oi, Thais!

Estou dentro!
Deixarei minhas dicas com muito prazer!
Bjs!!!!

Lia disse...

E eu vou adorar ler as dicas... hehehe. Tenho só uma: nutricionistas costumam saber ordenhar. Uma amiga minha, que nem exerce mais essa profissão, já ordenhou amigas recém-paridas em desespero. Se der alguma coisa errada comigo, com certeza vou pra ordenha!

Flavia disse...

Boa Thais!!!!

Assim que eu tiver um tempinho eu te mando as dicas.

beijo grande

micheliny verunschk disse...

topei, querida! concordo com você sobre o cabeçalho do blog. O anterior era mesmo muito bacana. Foi um amigo querido que fez. Superá-lo me parece impossível :) Mas vou continuar nas tentaivas ;)

Mãe do Pitoco disse...

Thaís, eu quero participar! Beijocas

JULIANA disse...

Eu estou sumida mesmo... meu marido está filmando outro longa e aí ele some... tô cuidando do Heitor full time, ainda tem casa, enteado...rsrsrs! o bom é que daqui a pouco ele volta e tudo volta ao normal!!!
vou ler o post da amamentação agora!
Bj pra vc

dannah5 disse...

Eu posso tentar ajudar! Não sei se tenho boas dicas mas posso tentar!

beijocas

Dani Balan disse...

Acabei de te mandar a minha dica.
beijo!
Ah...e uma foto...meio mais ou menos!!!
Outro beijo! e mais um para o Caio!

Dani Garbellini disse...

Oi Thaís! Valeu a visita no meu blog. Ano passado publiquei meu relato de amamentação no blog Matrice e no meu também, lá eu sobre o início da amamentação. Quero escrever outro relato atualizado, mas ainda não encontrei tempo. Vamos ver se consigo participar da blogagem coletiva deste ano também.
Parabéns pela iniciativa. Já visitei seu blog algumas vezes, gostei bastante.
Bjs

Val disse...

Oi Thaís. Quero participar tb. Só não sei se tenho dicas boas, mas vou tentar lembrar. Bjos.

Cath disse...

Ainda não começei a aventura de amamentar, mas vou divulgar a campanha de vocês lá no meu blog! Pois é sempre bom ler histórias de pessoas que já passaram pelo que iremos passar!
Bjs e chutinhos!!

J Mac disse...

Também quero participar!!!
boa semana a todos!!
beijoo

Magaly disse...

Tha,
tb quero dar minha dica de incentivo. Depois de rachaduras, mastites, engurgitamentos, continuar firme e forte tem sido uma vitória cotidiana pra mim. Quero compartilhar minha jornada!
Beijo!

dannah5 disse...

Thais, entao, hj to correndo aqui, fds foi o Oh do borogodo tbm, tava prendendo nicho no quarto, agora to tentando desintoxicar da poeira!Hehe
Assim que conseguir sentar com calma aqui eu farei pra vc o post da Semana de aleitamento. Eh que são 2 historias, ai já viu!Hehe

deixa eu ir, tem um bebe me gritando!

beijocas

BLOG DA GRÁVIDA disse...

Oi! Obrigada pela visita! Vim conhecer seu cantinho materno! Adorei! Beijo!

dannah5 disse...

Thaís, postei la um testamento, aff, maus ai q nao sei escrever pouco!hehehe Era muita coisa pra falar, espero que ajude!

beijocas

Ahh, ta no meu blog!hehe

Anônimo disse...

Oi, Thaís! Eu postei hoje uma entrevista bacana lá no blog,uma profissional dando várias dicas sobre amamentação! Se você puder, dá uma olhada! Beijo e até mais! Roberta