quarta-feira, 22 de abril de 2009

MEU PAI



Sábado passado foi aniversário do meu pai, e fizemos uma coisa que há tempos não fazíamos: viajamos todos juntos (nossa familinha, minhas irmãs e meus pais) para a praia! Fomos para Ubatuba e foi bem legal.

Eu já vinha matutando um post de aniversário em homenagem aos sessenta e poucos do paizão, e essa viagem me fez ficar com ainda mais vontade de registrar, aqui, algumas coisas boas da vida que aprendi a amar com ele, e que quero muito passar para meu filho.

Uma delas é justamente a praia: com ele aprendi, desde bem cedo, a curtir muito o mar, nadar sem medo, ir até o fundão, pegar jacaré, caminhar na areia... Hoje em dia o vovô já não aproveita mais tanto assim, sua pele branquinha sofreu as sequelas de toda essa curtição. Mas o netinho virou boa companhia para aproveitar a praia bem cedinho, longe dos perigos do sol...

Tirar fotografia foi outro prazer que descobri com ele: faz parte das minhas memórias mais remotas a imagem de meu pai com uma câmera na mão, registrando cada momento de nossa infância. Tenho, inclusive, uma foto que adoro em que eu, ainda bem pequena, estou fazendo graça com a super Pentax dele, que anos mais tarde seria roubada na minha república (nunca é demais pedir desculpas novamente!). Livros com dicas preciosas sobre fotografia, revistas fotográficas antigas: eis um patrimônio que guardo comigo com carinho. Eu hoje repito os passos dele, dando uma de paparazzi com o Caio... e ele continua a postos, registrando todos os momentos da família (e quase cegando o Caio de tantos flashes! Rá!).

Com meu pai aprendi a andar de bicicleta (aos domingos de manhã nas pracinhas de Araraquara), prazer que a vida em São Carlos tornou um pouco secundário (devido à preguiça de subir as ladeiras daqui...), mas que o maridão tem se esforçado por reativar, comprando inclusive uma cadeirinha para o Caio passear com a gente! Ainda me lembro de sua Caloi 10 azul, que acabou abandonada devido às dores nas costas... Depois vieram os passeios de moto, que deixavam minha mãe um tanto tensa (e de um dos quais guardo uma marca de queimadura na canela): até hoje simplesmente adoro passear na garupa da moto do Dani, curtindo um vento no rosto.

O prazer de apreciar uma boa música também foi herança dele: com ele aprendi a ouvir MPB quase que diariamente, ou curtir um jazz solitário à meia luz (mas eu dispenso o uísque...). Elis, Nara, Chico, Caetano, Milton, Gal, Betânia, Ella Fitzgerald, Billie Holiday, entre tantos outros artistas (com predominância abslouta de mulheres) me foram apresentados por ele e seguem me acompanhando vida afora (menos a Leila Pinheiro, né, pai...). Caio já sente as infuências desse gosto, quando escutamos juntos - e ele se diverte! - de Palavra Cantada a Luiz Melodia, de Saltimbancos a Mônica Salmaso...

São tantas lembranças... E, para o post não ficar imenso, vou apenas listar mais alguns pequenos prazeres que aprendi a desfrutar com ele: tomar sorvete de milho verde (esse fim de semana tomamos um incrível!); comer milho cozido até dizer chega; curtir uma rede na varanda (há quanto tempo você não faz isso, heim, pai!); cultivar samambaias e regar plantas no fim do dia; apreciar um bom vinho tinto; passear, bater perna, "saracotear" por aí; tomar uma cervejinha petiscando; etc etc etc etc...

Muitas dessas coisas foram se perdendo no trilhar do seu caminho. Outras novidades foram aparecendo, como a pescaria, e também este, que tem sido seu maior prazer ultimamente, já tive a oportunidade de compartilhar e aprender um pouco mais. Mas o "coroa" continua firme e forte, curtindo a vida, apreciando pequenos prazeres, e nos ensinando a fazer o mesmo. Pessoas intensas - para o bem e para o mal -, eu e ele temos muito em comum, e nele reside grande parte do melhor de mim: OBRIGADA, PAI!

8 comentários - clique aqui para comentar:

disse...

Que lindo! Pai é tudo de bom, né? Sou apaixonada pelo meu tb.. Freud explica, rs...
Beijos

Renata disse...

Que post mais lindo, uma homenagem emocionante. Como é gostoso ver que temos tantas lembranças boas da nossa infância! Tomara que possamos passar isso aos nossos filhotes, não é mesmo?
beijão, Re

*♥ *´¯`*CrisKa*´¯`*♥* disse...

Oi vi seu blog na PR e adorei! Tem selinhos pra vc no meu blog... passa la
www.maternando.com

Anônimo disse...

Pô filhota!!! Escrevendo tanta coisa linda a nosso respeito das quais eu de muitas nem lembrava,você corre o risco de repentinamente ficar orfã de pai.Fiquei muito emocionado pois me via importante na sua vida, mas não tanto quanto retratado tão lindamente no seu blog. Naveguei nas suas lembranças e na sua facilidade para descrevê-las,facilidade essa que a acompanha desde que aprendeu as primeiras letras e que permanece intacta. Maravilhoso presente que me fez chorar (nada tão difícil atualmente, não é?) e que por si só bastaria para me fazer muito, mas muito, muito feliz. Não satisfeita (como sempre) e dando asas à sua fértil imaginação e criatividade, você ainda o emoldurou com uma foto minha como coadjuvante e de meu lindo netusco como personagem principal, como a querer transportar-me no tempo a buscar nos arquivos da memória,uma outra foto em que o coadjuvante era o mesmo de hoje, mas a atriz principal era a Thaís de ontem. Te amo muito. Beijos. Sergio.

Flavia disse...

Thais...
me emocionei com o post. Linda homenagem que vc fez ao teu pai...
E não consegui segurar a lagriminha ao ler o comentário do Seu Sergio.

+ uma vez parabéns pela familia que vc tem. beijos.

Val disse...

Thais, descobri seu blog por acaso e gostei logo de cara. Li todo e adorei. Parabéns pela família linda e pelo texto para o seu pai. O comentário dele é tão lindo quanto o seu texto. Abraços.

Anônimo disse...

Em ação a herança do homem mais sensível (e chorão!) que já conheci.. não consigo parar de chorar depois de ler esse post tão lindo e cheio de memórias muito minhas também! E ainda com essa resposta do papai? Mais uma meia horinha de lágrimas... Amo vocês!!
Flá

Anônimo disse...

Nossa, Thaís, adorei o seu blog!! E essa homenagem que vc fez ao seu pai é mto linda!! Me emocionei várias vezes lendo o seu blog e principalmente aqui pq me fez lembrar da minha infância, do meu pai e de tanta coisa boa que com o tempo vão ficando apagadinhas...
Beijo pra vc e sua família linda!!
Carol (Xarke)